A certificação tem sido um caminho muito utilizado pelas marcas para se comunicar com seu público-alvo e se consolidar no mercado demonstrando sua credibilidade.

Neste cenário, a certificação emitida pelo Sistema B, tem sido uma importante conquista para as marcas que incorporam a questão socioambiental e de governança à sua estratégia de negócio.

Neste artigo, vamos abordar o que é a certificação do Sistema B e qual a sua importância. Acompanhe a leitura e fique por dentro deste importante tema!

O que é a certificação do Sistema B?

A certificação do Sistema B é realizada pela idealizadora do Movimento B no Brasil e América Latina, em parceria com o B Lab, que é uma organização americana responsável pela certificação das empresas.

Vale frisar que o “B” faz menção a “Benefit Corporation”, uma qualificação jurídica, criada nos Estados Unidos, que exige referência expressa nos atos constitutivos da empresa, quanto ao compromisso de exercer suas operações visando não apenas gerar lucro, mas também a geração de impacto socioambiental positivo.

Assim, para que a empresa seja qualificada como “Benefit Corporation” é necessário constar essa referência expressa nos atos societários, como forma de manter o compromisso socioambiental, ainda que haja mudança na direção do negócio futuramente.

A obtenção dessa certificação representa um forte reconhecimento, conferindo à empresa certificada, um alto grau de credibilidade e comprometimento com questões ESG.

Sistema B: O que é e qual a sua Importância

Isso porque o Sistema B apenas certifica empresas que realmente implementam práticas que agreguem valor para a sociedade e causem impacto positivo, solucionando gargalos do seu nicho de mercado.

Assim, este “selo de qualidade” atesta que a empresa de fato colabora para a construção de um novo modelo de economia, mais colaborativo, sustentável e que gera não apenas riqueza, mas traga benefícios para a sociedade como um todo.

O reconhecimento das boas práticas de gestão e transparência torna a empresa mais competitiva e apta a comunicar o valor da marca para o consumidor e demais stakeholders, adotando estratégias de comunicação robustas.

Qual a importância da certificação do Sistema B?

As empresas que possuem essa certificação, compõem um seleto grupo com pouco mais de 200 empresas certificadas devido aos rígidos critérios adotados.

Para obter a certificação é preciso que a empresa esteja realmente engajada nas questões socioambientais ou ESG de maneira ampla, abrangendo não apenas os fatores socioambiental e de governança, mas que possuam ações voltadas também para clientes, fornecedores e colaboradores para a construção de um corporativismo mais inclusivo.

Conclusão

As empresas B são aquelas que se destacam não apenas pela prosperidade financeira, mas por sua capacidade de implementar ações efetivas que causam impacto positivo em questões ESG.

O ganho financeiro é sempre associado à preservação do planeta, e essa cultura é disseminada e integrada na cultura corporativa e nas estratégias de negócio de maneira abrangente.

A certificação é baseada em cinco pilares macro são eles governança e transparência, meio ambiente, comunidade, clientes e trabalhadores.

Além disso, como a bandeira levantada pelo Sistema B é de melhoria contínua, as empresas passam por um processo de recertificação a cada três anos, ou seja, após esse prazo, passam novamente pela primeira etapa de certificação, denominada de “Avaliação de Impacto B”.

Há ainda a adoção de um sistema randômico, como se fosse um sorteio, no qual algumas empresas são escolhidas periodicamente para que sejam submetidas novamente a todo o processo, como forma de garantia de que irão cumprir o compromisso assumido de estar atentos às questões ESG concomitantemente à estratégia de negócios voltada para a lucratividade.

Essa proposta de gestão que equilibra lucro e propósito, é uma tendência irreversível tanto do ponto de vista dos consumidores, que cada vez mais procuram por marcas que valorizam o meio ambiente e a comunidade, quanto dos investidores, que estão cada vez mais conscientes dessa necessidade para perenidade do negócio a longo prazo.

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