Você sabe como tornar efetivo o Compliance da sua empresa? Um dos principais gargalos do programa de Compliance, é sem dúvida, a sua efetividade.
Vivemos numa cultura de “formalismo”, em que o “fazer as coisas para inglês ver” foi normalizado durante décadas.
Será que aquele amontoado de formulários e procedimentos realmente surte algum efeito prático?
O real fortalecimento do Compliance de uma empresa não depende exclusivamente de estruturas robustas e caras, mas da incansável busca pela efetividade.
Incansável pois é preciso que as políticas e controles sejam revistos com frequência, garantindo que as pessoas estejam realmente envolvidas.
Neste contexto, a conscientização dos colaboradores também precisa ser constante, e uma das formas mais efetivas e viáveis de se fazer isso, são os treinamentos.
Erros comuns que dificultam a efetividade dos Programas de Compliance
Um grande obstáculo à efetividade é a banalização do tema, bem como os erros comuns cometidos na implantação dos programas.
Estruturas caras e complexas que dissociam o compliance da prática do dia a dia, têm dificultado a sua operacionalização.
O excesso de formalidades, também é apontado como um fator para a falta de efetividade.
Em geral, há uma preocupação excessiva em criar políticas, regras e procedimentos, sem se preocupar tanto com a conscientização.
O mesmo ocorre com os famosos checklists que reduzem o programa de Compliance a um controle meramente formal, sem foco nas pessoas e na mudança de comportamento.
A efetividade do programa de Compliance e o engajamento das pessoas
O engajamento das pessoas é uma ferramenta importante para garantir a efetividade do programa de Compliance.
A criação da chamada “consciência de compliance” está ligada ao dia a dia, ou seja, à execução das atividades cotidianas, e, não depende apenas da formalização de políticas e controles.
A cultura da organização e o clima organizacional precisa ser trabalhado diariamente por meio de ações estruturadas e planejadas visando este objetivo.
As pessoas, por sua vez, precisam realmente vivenciar e compreender essas mudanças, e a melhor forma de fazer isso é abusando dos treinamentos.
A empresa deve desenvolver treinamentos humanizados e voltados para os objetivos da organização, facilitando assim, a identificação das pessoas com esses objetivos.
Isso significa que a identificação das pessoas com os objetivos da organização está diretamente ligada com a efetividade.
Quando engajados, os colaboradores empenharão seus esforços para implementar algo que realmente acreditam, reforçando a sensação de pertencimento.
Para que isso ocorra, é preciso demonstrar de forma clara e direta os benefícios que as mudanças proporcionarão para todos.
Este é o caminho para consolidar a “consciência de compliance”, ou seja, é plantando a “semente” nas pessoas, e não mantendo o foco apenas no controle operacional que a efetividade será alcançada.
Plantar essa semente é de responsabilidade dos gestores, por meio dos seus controles internos e do monitoramento de desempenho individual e coletivo.
As palavras-chave são: sensibilizar e consolidar essa “consciência de compliance” na organização mantendo o foco nas pessoas como forma de buscar a efetividade.
É claro que os processos operacionais devem ser avaliados quanto ao seu risco e efetividade, mas o foco deve mantido nas pessoas primeiro e depois nos processos e controles operacionais.
Conclusão
Dessa forma, a implementação de controles que realmente funcionam e o investimento em treinamentos, sem deixar de lado a boa comunicação, são os principais mecanismos aptos a garantir a efetividade do programa de Compliance da sua empresa.
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